As Atividades Complementares são componentes curriculares que possibilitam o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente escolar, abrangendo a prática de estudos e atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade,especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com as ações de extensão junto à comunidade. (Art. 8º Res. CNE/CES 10/2004)
As atividades complementares são componentes pedagógicos próprios ao processo de ensinoaprendizagem, constituindo-se um espaço livre para a personalização curricular pelos graduandos em função de seus interesses e das necessidades do mercado de trabalho. Por assim entender, e no escopo da flexibilidade curricular e da interdisciplinaridade, a Faculdade os tornam parte integrante do cotidiano didático-pedagógico de seus cursos, concebendo-os como eixo de aprofundamento de estudos e interligação da pesquisa e extensão durante o decurso de formação do aluno.
Então, as Atividades e estudos independentes são aquelas realizadas pelo aluno, previstas nos PPCs de cada curso, não inseridas nas práticas pedagógicas previstas nos planos de ensino das disciplinas obrigatórias ou eletivas do currículo pleno, independentemente de ser a atividade oferecida pela Faculdade de Tecnologia de São Vicente ou por qualquer outra instituição, pública ou privada.