Cursos FATEF tem nota 4 em reconhecimento pelo MEC

As políticas educacionais da educação superior são direcionadas pelo princípio constitucional da garantia de padrão de qualidade, previsto no artigo 206, incisivo VII da Constituição Federal de 1998. Fudamentando-se nessa máxima, em 2004. foi instituído o Sistema Nacional de Avaliação (Sinaes), que tem como finalidade a melhoria da qualidade da educação nos cursos de graduação e instituições de educação superior.

A partir da entrada das instituições de ensino superior (IES) no Sistema Federal de Ensino, os cursos de graduação devem ter autorização para iniciar suas atividades, para depois receberem o reconhecimento do curso, que possibilitará à IES emitir diplomas aos graduados. Posteriormente, de acordo com a legislação pertinente, as instituições se submetem a processo avaliativo periódico para obter a renovação do reconhecimento, necessário para a continuidade da oferta.

O reconhecimento de curso, assim como suas renovações, transcorre dentro de um fluxo processual composto por diversas etapas, dentre as quais a avaliação in loco, que culmina em um relatório da comissão de avaliadores, em que constam aferidas as informações apresentadas pelo curso relacionadas à realidade encontrada durante a visita. É gerado, assim, o Conceito de Curso – CC, graduado em cinco níveis , cujos valores iguais ou superiores a três indicam qualidade satisfatória.

O MEC (Ministério da Educação) é responsável pela avaliação e regulação dos cursos superiores de todo o país. Ao avaliar uma instituição as notas variam de 01 a 05.

A instituição é avaliada, comparando ao que foi apresentado quando se obteve-se a autorização do curso ao momento atual, após a formação de turma. As informações de todas as instituições de Ensino ficam disponíveis para a sociedade no site do INEP(Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) que é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

“Ser avaliado pelo MEC e conquistar nota 4, é mérito de todo um time: desde a bibliotecária com seu trabalho minucioso, da estrutura da faculdade, do conteúdo pedagógico, dos eventos programados, dos alunos que escolheram, permaneceram e colhem frutos no mercado de trabalho” afirma a coordenadora do curso de Administração, Indira Coelho de Souza.

A FATEF, Faculdade de Tecnologia de São Vicente, orgulha-se deter o reconhecimento de 3 cursos pelo MEC com nota 4: Administração, Pedagogia e Sistemas de Informação. A instituição deixa transparente no site www.fatef.com.br seu corpo docente, publica e compartilha as principais atividades nas redes sociais, está presente na Baixada Santista com alunos vindos de diversas cidades com foco nos estudos.

Pela pesquisa realizada no último questionário da CPA com os alunos formando dos cursos, mais de 70% dos alunos estão empregados antes da conclusão do curso.

Estamos satisfeitos e sempre em busca da excelência, muito comprometimento para continuar realizando sonhos em busca da conclusão da graduação, o tão sonhado diploma universitário.